terça-feira, 31 de março de 2009

O papa é pop, os jovens não poupam ninguém


Paris, 25 de março de 2009...

O clima está agradável, dezenas de jovens passeiam pelas ruas. É apenas mais uma quarta-feira parisiense, certo? ERRADO! Manifestantes me atraíram com uma forma de manifestação pacífica, genuína, singular, mas, ao mesmo tempo, contestadora, aspecto primordial da subversão humana. São tantos os adjetivos que atribuo a esse momento....

“Se Deus não existisse tudo seria possível”, disse Dostoiévski. Sempre fui “avessa” aos dogmas das religiões.Não suporto o fato de eles tentarem ditar o que é certo ou errado. O homem é o senhor de seu destino! Deus nos deu, ou não, o livre-arbítrio?

O papa Bento 16 teme em discordar de mim e do resto da população que possuiu o juízo perfeito, mas eu o entendo, pois essa condenação ao uso da camisinha vem desde os primórdios da Igreja Católica. Ele não tem culpa! Talvez tenha lá em seu íntimo um pouco de noção da realidade, porém, prefere não se arriscar, reproduzindo o discurso de seus antecessores, mesmo que o mundo tenha dado voltas.

Mas dessa vez ele foi longe demais, criticar o uso da camisinha na prevenção da Aids durante sua visita à África, um país no qual 75% das mortes acontecem devido à doença? Eu sei que o papa é pop(popular), mas, nesse caso, era melhor ficar calado e parar de ouvir os Engenheiros do Hawai, porque eles já estão bem na fita!

Moral da história: aqui estou eu, na terra do scargot, dando mil risadas com a foto do papa e frase "EU DISSE NÃO" estampada em uma camisinha que eles, os manifestantes, estão distribuindo gratuitamente. A manifestação está ótima, mas bem que podia ser na África, né?

4 comentários:

  1. Como sempre a igreja caótica ops, católica reprimindo a todos com sua velha conhecida tirania. Diante a vários casos polêmicos que vieram a tona envolvendo a mesma me sinto obrigado a perguntar: "será que eles usaram preservativos para molestar os coroinhas?"
    Não sei bem se a igreja tem moral de determinar o comportamento das pessoas não hein!
    Bem acho que falei de mais, contudo, resumo da seguinte forma, saudando a audácia dos jovens manifestantes e adjetivando a igreja como HIPÓCRITA!

    ResponderExcluir
  2. Respeito quem acata as prescrições do papa Bento XVI, porém, não as vejo com bons olhos. As críticas do papa contra as pesquisas com célula-tronco não contempla um universo inimaginável de pessoas com problemas genéticos ou adquiridos. Como levar a sério as posturas repressoras contra a sexualidade?

    ResponderExcluir
  3. Talvez a questão não seja o papa em si, e sim a instituição a qual ele serve! Como é que, nessa altura do campeonato, ele vai contradizer o forte discurso da Igreja? Mas, se ele tivesse essa coragem, seria o acontecimeto do século. Será que ele se arriscará?

    ResponderExcluir
  4. Esse dogmatismo é que me enfurece!!!! Esse papa é um dogmático, ou melhor, um lunático irresponsável. Mas não é de hj que a igreja católica faz das suas...Pelo amor de Deus, não me entenda mal, não estou sendo contra os católicos...mas cá pra nós, sabemos que a igreja católica já matou muita gente tempos atrás...e agora continua a sua saga.

    ResponderExcluir