quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Helena mais rejeitada de Manoel Carlos



Faz algum tempo que eu estava engasgada com a trama da novela Viver a Vida, sobretudo com a construção da personagem principal , só que estava sem tempo para escrever a respeito. Pois bem, tirei o domingo passado para construir um artigo. Tá lá no Observatório da Imprensa. Dá uma espiada , é rapidinho!

Um comentário:

  1. *Uma interpretação semiótica da cena em que Tereza dá um tapa no rosto de Helena*

    Prezada Senhora Jordânia Freitas,

    Li com interesse o que você disse aqui:http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=592TVQ001. Eu sou um estudante ingles, realizando uma pesquisa sobre a posição que a mulher negra é esperada ou presumida a adoptar na cultura brasileira. Particularmente, estou interessado:
    (1) na freqüência e na qualidade dos relacionamentos conjugais e sexuais entre mulheres negras e homens brancos no Brasil,
    (2) na controvérsia entre você e Jair Bolsonaro, e
    (3) no provérbio brasileiro "branca para casar, mulata para foder, negra para trabalhar".

    Eu passo o mês de abril em São Paulo, no Centro de Estudos de Telenovela, no Universidade de São Paulo. Eu estou estudando a caracterização dos protagonistas desempenhadas nas novelas por Taís Araújo: isto é,
    (1) Xica em Xica da Silva (1996),
    (2) Preta em Da Cor do Pecado (2004) e
    (3) Helena em Viver a Vida (2009)).
    Pretendo à concentrar-me na interpretação de uma cena da novela Viver a Vida. É a cena em que Helena implora o perdão de Tereza e em que Tereza dá um tapa no rosto de Helena (aqui: http://www.youtube.com/watch?v=C6W1ZszyKEM). Estou escrevendo uma interpretação semiótica e um estudo de como a cena foi recebida pelo público brasileiro. Já comecei a minha análise semiótica, e eu anexar abaixo (em Inglês, porque o meu Português é autodidata!) um esboço inicial do argumento de que gostaria de desenvolver.

    Eu gostaria de discutir com você a posição que a mulher negra é esperada ou presumida a adoptar na cultura brasileira. Você está disponível para se encontrar comigo para discutir este assunto? Espero que sim.

    Cordialmente,

    Nathaniel Adam Tobias Coleman

    Department of Philosophy
    University of Michigan, Ann Arbor, U. S. A.
    http://umich.academia.edu/NathanielAdamTobiasColeman

    ResponderExcluir